2012

O ano de 2012 marcou o início do projeto Filmes de Economia.

Abaixo, um breve relato:

A abertura das atividades do projeto de extensão “Filmes de Economia” contou com uma breve cerimônia com a participação do coordenador do projeto, Prof. Dr. Wagner Leal Arienti, e da vice-diretora do Centro Socioeconômico, Profa. Dra. Elisete Dahmer Pfitscher. O Prof. Wagner agradeceu o apoio da direção do Centro Socioeconômico, do Departamento de Economia e Relações Internacionais (R.I.) e dos alunos que o ajudaram na organização, como os acadêmicos Luiz Marchesini Corrêa e Kinn Hara. A Profa. Elisete fez breve discurso sobre a importância de atividades de extensão como forma de apresentar à sociedade as várias atividades da universidade.

Em seguida, o Prof. Jaylson Jair da Silveira, do CNM-CSE-UFSC, foi convidado a iniciar sua palestra de apresentação do documentário Freakonomics.

Este documentário baseia-se no livro Freakonomics – o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta – , dos autores Steven Levitt (professor de Economia) e Stephen D. Dubner (jornalista). O documentário apresenta algumas situações relatadas no livro acompanhada de comentários dos autores.

O Prof. Jaylson comentou que o filme podia ser entendido a partir de vários exercícios de Teoria dos Jogos. Desta forma, a palestra cumpriu com o objetivo do projeto de fazer relações entre os temas do filme e os vários conteúdos apresentados nas disciplinas.

Audiência contou com 31 pessoas, sendo 29 alunos e 2 professores. Os alunos dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais receberam certificado de participação que pode ser utilizado para atividades complementares. Os comentários da audiência foram de elogios à palestra do Prof. Jaylson e foi pedido para que haja incentivo aos demais colegas para que participem das próximas sessões de discussão já programas.

A sessão foi encerrada às 11:40, com agradecimentos à audiência pela atenção e ao Prof. Jaylson pela brilhante palestra.

Florianópolis, 26 de outubro de 2012.