2015.1

As principais informações das sessões realizadas em 2015.1 podem ser visualizadas abaixo:

Foto Divulgação Filmes de Economia.


Sessão: Com o Dinheiro dos Outros

Foto Divulgação Filmes de Economia.

Data: 27 de Março de 2015.

Palestrante: Prof.(a) Dr.(a) Patricia Arienti (UFSC).

Informações Adicionais:

Com Dinheiro dos Outros e O Lobo de Wall Street compõem um bom conjunto que, de forma romanceada, como esperado em uma boa película cinematográfica, conta a história da transformação recente do capitalismo.

Em Com Dinheiro dos Outros vemos e lamentamos a passagem da hegemonia do capital industrial para o capital financeiro.

<Trailer>.

Confira um pouquinho como foi a sessão “Com o Dinheiro dos Outros”:

Foto Divulgação Filmes de Economia.


Sessão: O Lobo de Wall Street

Foto Divulgação Filmes de Economia.

Data:10 de Abril de 2015.

Palestrante: Prof. Dr. Ari Minella (UFSC).

Informações Adicionais:

Em O Lobo de Wall Street temos a exuberância e extravagância do domínio A modernidade, cinicamente representada no personagem Larry Garfield em Com Dinheiro dos Outros, brilhantemente personalizada pelo ator Danny DeVito, está do lado do capital financeiro, que aparece como dinâmico, sem medo de reconhecer que o capitalismo e seus grandes e pequenos capitalistas têm que fazer circular e ampliar o dinheiro. Há, assim, a ultrapassagem e eliminação do capital industrial, representado pelo personagem Jorgensen (Gregory Peck), empresário tipicamente da era fordista que se preocupa com a fábrica, os empregados e a sua cidade. O contraste entre os discursos dos dois personagens no final do filme é a luta pela hegemonia do capital e o resultado da votação revela a transição para a liderança do capital financeiro. Em O Lobo de Wall Street temos o domínio do capital financeiro e seu grande poder de sedução. O filme exagera no sexo e nas drogas, mas a mensagem é está: o capital financeiro, sem regulação, é exagerado. Quem acreditava na auto-regulação, na tendência ao equilíbrio do mercado financeiro foi derrotado pela história e suas crises econômicas, sejam as pequenas, sejam as grandes. Apesar do final moralista em termos econômicos, em contraste com o liberalismo de sexo e drogas, que recaiu sobre o personagem Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), a exuberância é uma boa representação do domínio do capital financeiro combinado com um bom marketing empresarial e pessoal. As drogas viciam o personagem principal e as promessas do capital financeiro também viciaram uma época, muito bem representada no filme.

<Trailer>. (Legendado).

Confira como foi a sessão de “O Lobo de Wall Street”:

Foto Divulgação Filmes de Economia.

Foto Divulgação Filmes de Economia.

 

 

 

 

 

 

 

 


Sessão: Terra Prometida

Foto Divulgação Filmes de Economia.

Data: 08 de Maio de 2015.

Palestrante: Prof. Dr. André Leite (UFSC).

Informações Adicionais:

Em Terra Prometida volta-se para o lado real da Economia. Recomendar este filme é chamar a atenção para uma nova matriz energética, com a entrada do xisto. As empresas de exploração do xisto têm que avançar suas fronteiras, assim como fez o petróleo, e conquistar novas terras. O filme trata da chegada de corretores da empresa de exploração de xisto para compra de fazendas em área rural dos Estados Unidos. De um lado, o filme aborda os problemas ecológicos que podem surgir. É apenas uma mensagem para que conheçamos mais estes problemas. De outro lado, a placidez da vida rural vai ser ameaçada pela aceleração da economia. Apesar do personagem Butler (Matt Demon) fazer a opção por travar momentaneamente esta roda, é um último suspiro. Vale assistir para que tenhamos atenção para a nova economia de energia e as mudanças que a extração do xisto pode causar, haja visto o que está acontecendo com o preço do petróleo.

O filme pode ser assistido neste endereço eletrônico:

<https://www.youtube.com/watch?v=g4710AYUdcM>.

Confira como foi um pouco da sessão “Terra Prometida”:

Foto Divulgação Filmes de Economia.


Sessão: Uma Mente Brilhante

Foto Divulgação Filmes de Economia.

Foto Divulgação Filmes de Economia.

Data: 12 de Junho de 2015.

Palestrante: Prof. Dr. Fred Leite Siqueira (UFSC).

Informações Adicionais:

O filme deu uma dimensão maior ao Prêmio Nobel de Economia a John Nash. Não apenas revelou ao grande público a contribuição de John Nash à Economia, mas o drama, a luta para enfrentar uma doença psiquiátrica e a necessidade de apoio que estas pessoas precisam para viver, e bem, com ela. Não são pequenos e grandes obstáculos que devem servir de desculpas para não fazermos nossos projetos. Um filme como Uma Mente Brilhante mostra que também os gênios enfrentam obstáculos e que a genialidade de suas contribuições é fruto de sacrifícios, superação individual e apoio familiar e da comunidade.

 Por que assistir novamente Uma Mente Brilhante, filme de 2001, neste momento de homenagem a John Nash? Por que nos recorda uma lição de Economia, porque nos renova uma lição de vida.

O filme pode ser assistido neste endereço eletrônico:

<Uma Mente Brilhante>.

Confira como a sessão “Uma Mente Brilhante”:

Foto Divulgação Filmes de Economia.

Foto Divulgação Filmes de Economia.