2015.2

As principais informações das sessões realizadas em 2015.2 podem ser visualizadas abaixo:

Sessão: Entre os Muros da Escola

Foto Divulgação F.E.

Data: 11 de Setembro de 2015.

Palestrante: Prof. Dr. André Peron (UFSC).

Informações Adicionais:

O filme Entre os muros da escolado diretor Laurent Cantet conta a história de François e seus colegas professores que preparam o novo ano letivo de uma escola da periferia parisiense. Munidos de boas intenções, eles se apoiam para tentar manter vivo o estímulo de dar a melhor educação a seus alunos. Na sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, choque entre as diferentes culturas dos jovens que por mais inspiradores e divertidos que sejam, desanimam seus professores e os desestimulam com seus projetos de melhorias que beneficiariam os adolescentes.

O filme Entre Muros da Escola mostra os problemas concretos da transição da educação, mas com resultados ainda incertos, e a tensão em sala de aula que a pedagogia do lúdico não quer ver. Por fim, a questão que nos toca: o filme é um espelho distorcido ou plano da sala de aula das escolas e universidades brasileiras? É melhor não olharmos o espelho enquanto estamos mal vestidos e descabelados. Afinal, Narciso acha feio o que não é espelho.

O filme pode ser assistido neste endereço eletrônico:

<Entre os Muros da Escola>.

Confira como foi a sessão “Entre os Muros da Escola”:

Sessão: Torre de Marfim

Foto Divulgação F.E.

Data: 25 de Setembro de 2015.

Palestrante: Prof. Dr. Julian Borba (UFSC).

Informações Adicionais:

O ensino superior nos Estados Unidos vale a pena sob uma perspectiva de seus custos? Diversas instituições são avaliadas: desde Harvard até universidades públicas em crise financeira. Os empréstimo feitos para estudantes passam de 1 trilhão de dólares no país. As universidades, seus custos, importância e interesses são questionados nesse documentário.

Trailer do Filme: <https://www.youtube.com/watch?v=GQxODklXFZg>.

Confira como foi a sessão “Torre de Marfim”:

Observação:

O acervo histórico referente a participação do projeto Filmes de Economia na SEPEX – edição 2015, esta no menu SEPEX à esquerda, na página inicial deste site.