2016.1

As principais informações das sessões realizadas em 2016.1 podem ser visualizadas abaixo:

Foto Divulgação F.E.


Sessão: True Cost – O Verdadeiro Custo

Foto Divulgação F.E.

Data: 08 de Abril de 2016.

Palestrante: Prof. Dr. Hoyêdo nunes Lins (UFSc).

Informações Adicionais:

O documentário de Andrew Morgan aborda a economia, ou o verdadeiro custo, como no título, que está por trás de uma das mercadorias mais visíveis e belas, as nossas roupas. Como uma mercadoria de uso geral, os componentes do nosso vestuário tiveram uma diversificação de estilos e uma redução de preços. Desde a alta moda até as liquidações, há uma atração para a compra de roupas como uma forma de compor as identidades individuais. O capitalismo e suas mercadorias nos fizeram mais elegantes e bonitos. Mas, como é a economia que sustenta a generalização e diversificação da elegância a baixo preço? A cadeia global de produção e valor do vestuário deve ser entendida pelos consumidores para que estes não incentivem as injustiças que ocorrem no baixo preço das mercadorias e na distribuição do valor gerado.

Esta é a contribuição do documentário O Verdadeiro Custo: mostrar os vários elos da cadeia global de produção e valor do vestuário e as disparidades entre estes mundos. Revela, portanto, o que está oculta nas cores vivas de uma bela blusa e de uma calça jeans da última moda: o custo social e o custo ambiental.

O documentário permite revelar vários custos ocultos de nosso vestuário. Para comentar os trechos deste documentário, convidamos o prof. Hoyêdo Nunes Lins, com trabalhos sobre cadeia global de produção e valor. Podemos aproveitar esta sessão de Filmes de Economia para pensarmos sobre as nossas belas roupas. Nossa elegância e estilo não podem ser tão baratos e tão caros simultaneamente.

            O trailer do documentário pode ser visto neste endereço eletrônico:

<Trailer>.

Confira como foi a sessão “O Verdadeiro Custo”:

Foto Divulgação F.E.


Sessão: Quants – Os Alquimistas de Wall Street

Foto Divulgação F.E.

Data: 29 de Abril de 2016.

Palestrante: Prof. Dr. Daniel de Santana Vasconcelos (UFSC).

Informações Adicionais:

Quants é uma abreviação para os quantitatives: os matemáticos, físicos e programadores contratados em Wall Street para criar modelos matemáticos para riscos, produtos financeiros e operações no mercado financeiro. A Crise Financeira de 2008 revelou o lado nebuloso do trabalho desses especialistas.

O documentário Quants: os alquimistas de Wall Street mostra a realidade desses agentes especiais do mercado financeiro. Wall Street utilizou maciçamente o talento desses profissionais com a finalidade de criar produtos financeiros sofisticados (CDO, CDS, MBS, ABS, etc) e de operacionalizar o trade desses produtos. O documentário expõe os dilemas dessas pessoas: sua vocação para lidar com números e as dificuldades de aplicação de seus conhecimentos ao mundo real da economia e negócios. Os riscos da simplificação do mundo real em modelos matemáticos são discutidos por pessoas que foram quants no mercado financeiro. O documentário mostra ainda a perspectiva de um suposto estudante cuja meta é ser, também, um quant.

 Narrado por pessoas que conhecem profundamente os bastidores do lado mais sombrio de Wall Street, Quants pinta um retrato muito fiel dos riscos que correm os sistemas financeiros globais, ao serem programados para que as decisões de compra e vendas sejam tomadas por algoritmos complexos, operando em velocidades de processamento absurdas. Quants é uma denúncia, com uma crítica severa ao uso desenfreado da matemática para modelar processos econômicos complexos, às possibilidades de manipulação de números e aos vícios do sistema financeiro.

Link do documentário: <Quants>. (Legendado).

Confira como foi a sessão “Os Alquimistas de Wall Street”:

Foto Divulgação F.E.


Sessão: The Joneses – Amor por Contrato

Foto Divulgação F.E.

Data: 13 de Maio de 2016.

Palestrante: Prof. Dr. Armando de Melo Lisboa (UFSC).

Informações Adicionais:

De um lado, a beleza das múltiplas mercadorias que seduz os indivíduos que querem construir e expressar uma identidade diferenciada e com imagem de felicidade, de outro lado, o perigo da falta de limites na oferta e na busca da beleza e da felicidade.

A ficção representa uma situação que vivenciamos, e de certa forma gostamos, do capitalismo contemporâneo. Estes existem, sem dúvida, e estão bem representados na criação da família Jones.

O filme pode ser visto neste endereço eletrônico:

<Amor por Contrato>.

Confira como foi a sessão “Amor por Contrato”:

Foto Divulgação F.E.

Foto Divulgação F.E.

 

 

 

 

 

 

 


Sessão: Beast Of No nation – Feras Sem Pátria

Foto Divulgação F.E.

Data: 17 de Maio de 2016.

Palestrante: Wanda Mendes Muniz Falcão (PPGD/UFSC).

Informações Adicionais:

A destruição e a instabilidade social de um país em conflito gera, quando a guerra civil de uma nação africana destrói as famílias, um arranjamento social e político destrutivo, desvirtuado e sem ordem. Crianças, como o pequeno Agu, se juntam a mercenários e se transformam em soldados-criança para poderem sobreviver.

Obs.: Disponível no Netflix.

Trailer do Filme:

<Trailer>.