2016.2

As principais informações das sessões realizadas em 2016.2 podem ser visualizadas abaixo:

Sessão: When Bubbles Burst – Quando as Bolhas Estouram

Foto Divulgação F.E.

Data: 23 de Setembro de 2016.

Palestrante: Prof. Dr. Silvio Cário (UFSC).

Informações Adicionais:

Quando as Bolhas Estouram (When Bubbles Burst) que decidiu explicar para leigos em linguagem cinematográfica, com imagens e entrevistas, as crises financeiras do capitalismo e especialmente a crise financeira de 2008. Foi bem sucedido.

O fio condutor do documentário são dois leigos que foram abalroados pela crise. O prefeito e um cidadão de uma pequena cidade na Noruega, Vik, cuja prefeitura aplicou os fundos dos royalties, pagos pela empresa de energia que explora a região, no sistema financeiro, com grandes expectativas de rentabilidade no futuro. Quando estourou a crise de 2008, os cidadãos de Vik receberam a notícia de que seus fundos tinham depreciado e não valiam quase nada. Por que? Porque tinham sido aplicados em títulos baseados em sub-prime. Continuaram não entendendo nada. Felizmente, o documentário levo-os para uma viagem aos Estados Unidos da América para entenderem a crise. Começa, assim, a explicação para os cidadão noruegueses e os espectadores desta difícil questão: por que bolhas financeira se formam e por que estouram?

A explicação é dada em entrevistas bem didáticas por economistas e professores, principalmente Carlota Perez, Joseph Stiglitz, Ian Kregel, e pelo autor do livro A Grande Aposta, Michael Lewis. Os entrevistados se baseiam em dois grandes autores da primeira metade do século XX, mas suas lições ainda podem ser aplicadas para entender a história do capitalismo e também o capitalismo contemporâneo: Schumpeter e Keynes.

O tema é complicado, mas o filme é bem didático, sem ser uma aula chata de Economia. Minha expectativa é que o filme seja um grande incentivo a estudar Economia para responder as difíceis questões econômicas. E se houver ânimo para estudar Economia, não esquecer de estudar os heterodoxos, principalmente Schumpeter e Keynes.

O documentário pode ser assistido neste endereço eletrônico:

<Documentário>.

Obs.: (Sem Legendas em português). A plataforma OpenSubtitle possui a legenda do documentário.

Confira como foi a sessão “Quando as Bolhas Estouram”:

Foto Divulgação F.E.

Foto Divulgação F.E.

 

 

 

 

 

 

 


Sessão: The Big Short – A Grande Aposta

Foto Divulgação F.E.

Data: 18 de Novembro de 2016.

Palestrante: Prof. Dr. Daniel Vasconcelos (UFSC).

Informações Adicionais:

Trailer do Filme: <https://www.facebook.com/events/237965669951159/permalink/241211742959885/>.

Confira como foi a sessão “A Grande Aposta”:

Foto Divulgação F.E.


Observação:

O acervo histórico referente a participação do projeto Filmes de Economia na SEPEX – edição 2016, esta no menu SEPEX à esquerda, na página inicial deste site.