2017.2

As principais informações das sessões realizadas em 2017.2 podem ser visualizadas abaixo:

Sessão: Elysium

Foto Divulgação F.E.

Data: 18 de Agosto de 2017.

Palestrante: Prof. Dr. Daniel Vasconcelos (UFSC).

Informações Adicionais:

Elysium é um filme de ficção futurista, final do século XXI, quando o planeta Terra está devastado pela poluição e superpovoado. A elite para preservar um padrão de vida com bem-estar migrou para uma estação espacial. Elysium é uma distopia e utopia, mas também uma ponta de realidade.

Chamada adaptada do Filme:

<https://www.facebook.com/FilmesDeEconomia/videos/2355145578043314/>.

Entrevista com os personagens do filme:

<https://www.youtube.com/watch?v=Bjs0tZ943jM>.

Confira como foi a sessão “Elysium”:

Sessão: Zona Verde

Foto Divulgação F.E.

Data: 29 de Agosto de 2017.

Palestrante: Estudantes do Grupo de Estudos de Economia Política (INCT – INEU/UFSC).

Informações Adicionais:

O filme se passa no Iraque, em 2003, quando um soldado estadunidense começa a questionar as provas da existência de armas de destruição em massa (ADM) no país e o discurso midiático e político sobre a ida das tropas dos Estados Unidos começa a perder sua credibilidade.

A proposta é trazer um debate sobre a invasão pós 11 de setembro, os aspectos que justificaram e deram suporte para manter a invasão e quais foram os impactos na população na atual conjuntura do Oriente Médio.

Assista ao filme: <https://www.youtube.com/watch?v=45ESmj3FMUs>.

Confira como foi a sessão do filme “Zona Verde”:

Sessão: Capitão Fantástico

Foto Divulgação F.E.

Data: 01 de Setembro de 2017.

Palestrante: Prof.(a) Dr.(a) Marialice de Moraes (UFSC).

Informações Adicionais:

O filme Capitão Fantástico apresenta um método alternativo e radical de um pai educar seus filhos. Não cabe analisar se tem sentido em adotarmos um método tão radical. O radicalismo pode ser encarado como uma forma extrema de criticar o método tradicional de educação. Cabe, sim, analisar se o método tradicional pode e deve adotar ideias alternativas para se renovar. Por este motivo, vale a pena assistir Capitão Fantástico na escola e na universidade para ver como novas ideias, ainda que radicais, podem questionar e melhorar o método tradicional de ensinar e aprender.

O filme pode ser assistido neste endereço eletrônico:

<Capitão Fantástico>.

Confira as fotos desta sessão do projeto Filmes de Economia:

Sessão: Fome de Poder

Foto Divulgação F.E.

Data: 10 de Outubro de 2017.

Palestrante: Prof. Dr. Wagner Leal Arienti (UFSC) – Coord. do Projeto.

Informações Adicionais:

Um dos critérios de seleção de filmes a serem exibidos nas sessões de Filmes de Economia é revelar as contradições do capitalismo, revelar seu caráter criador e destruidor. Fome de Poder preenche plenamente este critério.

A história da fundação e expansão da rede de restaurantes fastfood Mcdonald´s tem vários fatos que evidenciam a dinâmica do capitalismo. Podemos ver inovação radical, inovações incrementais, empreendedorismo, formação de uma nova cultura que atinge tanto a produção quanto o consumo e também os riscos de um negócio, principalmente o endividamento, a resistência quanto a inovações, os conflitos entre sócios, rentismo imobiliário e trapaças entre homens de negócios.

Portanto, não é apenas história do Mcdonald´s é também um pouco da história do capitalismo.

Trailer Legendado: <Trailer>.

Observação:

O acervo histórico referente a participação do projeto Filmes de Economia na SEPEX – edição 2017, esta no menu SEPEX à esquerda, na página inicial deste site.