2018.2

Sessão: O Valor de um Homem: muito além do valor de mercado

Data: 17 de agosto de 2018

Palestrante: prof. Wagner Arienti.

Informações adicionais:

Filme francês contemporâneo que conta a história de Thierry, trabalhador industrial desempregado e sua luta para encontrar um novo emprego para manter a dignidade de sua família. Passa por vários cursos de reciclagem e de entrevistas totalmente inúteis, pois revela que o governo também não sabe o que fazer para revitalizar o emprego industrial. Finalmente, Thierry encontra emprego no setor de serviços, como segurança em loja de departamentos. De trabalhador industrial gerador de valor de uso e de troca de produtos passa a ser um vigia e repressor para garantir o valor de troca das mercadorias. Felizmente, ao contar uma história sobre um trabalhador contemporâneo, o filme revela que o valor de um homem é muito maior do que seu valor no mercado.

Sessão: O Melhor Professor da minha Vida

Data: 14 de setembro de 2018

Palestrante: Prof. Alexandre Falcão

Informações adicionais:

O filme ensina uma grande lição para professores e estudantes: superar preconceitos para ensinar e aprender

Filmes francês contemporâneo sobre a difícil transição de um professor, o personagem François Foucault, que ensina em uma escola de elite e vai para uma escola de periferia. Ele mesmo deu a ideia de que as escolas de periferia deveriam ter professores experientes, mas não era para ele implementar. Acabou aceitando o convite do Ministério da Educação. Uma boa ideia, difícil de implementar. Começa, assim, uma
história de conflitos entre professor e alunos e entre professores. No final a chama da Educação permanece acesa para incentivo de todos, mas tem que enfrentar problemas e percalços. No início, domínio do conhecimento e imposição de disciplina são os meios para ensinar. O que não dá certo em uma escola de elite, menos ainda em escola de periferia, formada em sua maioria por filhos de imigrantes. O choque cultural provoca, de um lado, frustração dos professores e, de outro lado, rebeldia dos alunos. O ponto máximo de tensão é quando o Prof. Foucault chama o aluno rebelde Seymou de idiota e sem futuro.

A partir daí, tem uma inflexão. Pequenas atitudes começam a mudar o relacionamento. Um simples conselho para a vida, como conquistar uma colega de classe, começa a mudar o relacionamento do professor Foucault e do aluno Seymou. Para os demais alunos, ao invés de notas baixas, notas altas para mostrar que os alunos podem se interessar pelo conhecimento. Como colocado no filme, é preciso superar a
resignação adquirida ou o conformismo com o fracasso. O filme aborda a Educação em um problema concreto: a difícil relação entre professores e alunos em sala de aula no mundo contemporâneo em que a disciplina é difícil de ser imposta e aceita.

Mantém, por sua vez, a esperança de que a Educação e o conhecimento são meios de integração entre elite e periferia. Mas para alcançar é preciso construir uma nova relação entre professores e alunos. Para isto, é preciso superar preconceitos e criar novos conceitos e práticas na Educação.

Sessão: Minicurso Inovações financeiras e crises no capitalismo contemporâneo, 10 anos de crise financeira de 2008 retratada em filmes contemporâneos.

Data: 18 de outubro de 2018

Palestrantes: Professores Marcelo Arend e Daniel S. Vasconcelos.

Informações adicionais:

No minicurso serão apresentados trechos do documentário Quando as Bolhas Estouram e do filme A Grande Aposta.