Filmes de Economia: Filmes para entender Economia

O projeto é uma atividade de extensão iniciada em 2012 com exibição de trechos de filmes contemporâneos de temática econômica.

O objetivo é apresentar, a partir da linguagem lúdica e dinâmica do cinema, temas econômicos que venham a contribuir para a formação da cultura econômica que todo cidadão moderno deve ter. Ao estudante, visa estimulá-lo a fazer a relação entre temas do cotidiano e temas discutidos em sala de aula.

As contradições do capitalismo, com vantagens, como o crescimento econômico e colocação de inovações no mercado e suas desvantagens, como a desigualdade na distribuição de renda e riqueza, são elementos da vida cotidiana e, por isto, estão representados em filmes e documentários. A partir dessas ilustrações cinematográficas, com suas histórias, personagens e dramas, podem-se analisar as benesses e mazelas da economia e permitir que a audiência entenda mais seu funcionamento e faça a sua própria análise a partir de uma cultura mais ampla.

Como Funciona?

Nas sessões são exibidos trechos selecionados de filmes. A seleção de cenas tem como critério as representações de temas econômicos e sociais retratadas nos filmes. Em sequência, há comentários de professor convidado. A palestra tem o intuito de destacar os aspectos econômicos retratados nos filmes e fazer a ligação com o cotidiano econômico das pessoas.

Filmes de Economia aproveita a linguagem cinematográfica para ampliar o entendimento de Economia para estudantes e cidadãos, permitindo uma ampliação de sua cultura econômica e uma participação mais consciente no debate econômico.

É ofertado certificado de 2 horas.