2017.1

As principais informações das sessões realizadas em 2017.1 podem ser visualizadas abaixo:

Sessão: The Social Network – A Rede Social

Foto Divulgação F.E.

Data: 21 de Março de 2017.

Palestrante: Prof. Dr. Rogério Tadeu de Oliveira Lacerda (UFSC).

Informações Adicionais:

Trailer do Filme: <https://www.youtube.com/watch?v=E2GES2ToWNY>.

Confira como foi a sessão “A Rede Social”:

Foto Divulgação F.E.

Foto Divulgação F.E.

 

 

 

 

 

 

 


Sessão: Vivendo com Um Dólar

Foto Divulgação F.E.

Data: 06 de Abril de 2017.

Palestrante: Prof. Dr. Edmilson Klein (UFSC).

Informações Adicionais:

Tem gente que vive com um dólar por dia. Se não conhecemos, nada fazemos. Se conhecemos podemos fazer algo

A experiência dos 4 estudantes americanos retratada no documentário é dramática e não é para ser reproduzida. O que é para ser reproduzida é a busca do conhecimento. No caso, conhecer uma comunidade pobre que vive com um dólar por dia.

Especializados em desenvolvimento internacional, são estudantes do terceiro ano da carreira de relações internacionais e economia nos Estados Unidos. Na busca pela aprendizagem vivencial, iniciaram o projeto “Vivendo com um dólar por dia”. Durante oito semanas viveram com menos de US$ 1 por dia em uma comunidade rural na Guatemala, investigando como fazem para sobreviver aqueles que vivem na extrema pobreza. (Fonte: YouTube).

Confira como foi a sessão “Vivendo com Um Dólar”:

Foto Divulgação F.E.


Sessão: Eu, Daniel Blake

Foto Divulgação F.E.

Data: 05 de Maio de 2017.

Palestrante: Jordelina Schier (NETI/UFSC).

Informações Adicionais:

A modernidade cria expectativas para os indivíduos. O capitalismo promete cumprir estas expectativas. Com isto, ganha legitimidade ou, pelo menos, por parte dos trabalhadores, uma dedicação no presente e uma expectativa de recompensa no futuro. O valor do trabalho no passado e presente no capitalismo, não importa quão explorado e alienado, será reconhecido com uma aposentadoria digna quando da doença ou velhice, esta é uma promessa do capitalismo para os trabalhadores. Há a expectativa de que, em algum momento da vida, o trabalhador da vida inteira poderá se beneficiar do fruto de seu trabalho passado e ter, finalmente, uma vida boa sem trabalho árduo.

Criou-se todo um sistema para cumprir esta promessa, não se esperava que este sistema se tornasse um monstro burocrático e financeiro. O filme Eu, Daniel Blake mostra como o carpinteiro Daniel Blake teve que enfrentar a burocracia, o controle e a humilhação imposta a indivíduos que são tratados não como trabalhadores mas como vagabundos querendo viver a custo do Estado. A promessa da modernidade e do capitalismo de bem-estar em algum momento da vida é revelada como mais uma etapa que exige sacrifícios, espera, desconfiança e humilhação, além de uma música terrível na ligação telefônica.

Mas quem é Daniel Blake para nos mostrar um outro lado do sistema de Previdência Social, da modernidade e do capitalismo? O filme dá uma pequena resposta: apenas um cidadão, trabalhador que não pode mais trabalhar mas que não renunciou à sua solidariedade, sua dignidade e revolta.

Trailer do Filme:

<https://www.youtube.com/watch?v=ob_uqy1aouk>.

Confira como a sessão “Eu, Daniel Blake”:

Foto Divulgação F.E.

Foto Divulgação F.E.

 

 

 

 

 

 


Sessão: Black Mirror: 3º Temporada – Episódio 1: Nosedive – Queda Livre

Foto Divulgação F.E.

Data: 26 de Maio de 2017.

Palestrante: Prof. Dr. Marcelo Arend (UFSC).

Informações Adicionais:

O seriado Black Mirror, com episódios independentes, apresenta situações, em futuro próximo, em que inovações tecnológicas permitem novas relações sociais e pessoais. Como todas as inovações, constroem e destroem novas formas de viver. Os episódios de Black Mirror mostram o saldo da ‘destruição criadora’ das inovações na vida das pessoas.

            Trailer do episódio:

<http://www.adorocinema.com/series/serie-10855/video-19552302/>.

Confira as fotos da sessão “Black Mirror”:

Foto Divulgação F.E.

Foto Divulgação F.E.

Foto Divulgação F.E.

Foto Divulgação F.E.