História

A ideia para o projeto Filmes de Economia veio de um aluno do curso de Ciências Econômicas, Luiz Marchesini. De certa forma, querendo uma motivação para o curso, fez comentários que havia filmes que poderiam ser aproveitados para fazer uma relação entre as teorias lecionadas nas disciplinas do curso e representações de Economia em filmes. No início, houve a avaliação que seriam poucos filmes, mas logo houve o convencimento para experimentar, propor um projeto e iniciar tentativamente a atividade.

Outra opção foi de selecionar filmes de produção relativamente recentes. A linguagem cinematográfica é cada vez mais dinâmica e já está incorporada na cultura do cidadão contemporâneo. Como o objetivo de Filmes de Economia é atingir, com uma linguagem acessível, o estudante e cidadão, é aconselhável escolher filmes que fazem parte de seu lazer e cultura. Por isto a escolha de filmes de entretenimento, mas que tenham temas de Economia. Várias sugestões de filmes, que foram posteriormente exibidos nas sessões de Filmes de Economia, vieram de estudantes e de pessoas da audiência, o que significa que o objetivo foi entendido pelos espectadores e participantes das palestras.

Ao longo dos cinco anos de atividades, a audiência das sessões foi se alterando. Inicialmente, as sessões eram no sábado pela manhã e atraíam principalmente estudantes que moravam perto da UFSC. Posteriormente, as sessões passaram a ser exibidas nas tardes de sexta-feira, com audiência mais diversificada de estudantes de vários cursos da UFSC e também estudantes da UDESC e da comunidade.

Houve também ampliação das atividades relacionadas a Filmes de Economia. Quando há pedido de escolas do ensino médio para apresentação do curso de Ciências Econômicas e profissão de economista, é exibido trechos de filmes que permitem fazer uma relação entre as cenas e a Economia. Houve também apresentações da atividade de extensão em congresso de Economia, como o Encontro dos Cursos de Economia de Santa Catarina e o Encontro da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Economia (ANGE) em 2015 e o Seminário de Extensão Universitário da Região Sul (SEURS) em 2016.

A atividade de extensão Filmes de Economia também esteve presente nos eventos da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC. A SEPEX é o grande evento anual da UFSC, que busca apresentar os trabalhos realizados na universidade para a comunidade. É uma grande oportunidade de trazer a comunidade, principalmente estudantes do nível básico e médio para a UFSC. Aproveitamos esta oportunidade e apresentamos um estande em 2013 e nos demais anos oferecemos mini-cursos baseados em Filmes de Economia.

A divulgação de informações sobre as atividades e sessões também foi ampliada. Inicialmente, a divulgação era apenas em cartazes, mensagem eletrônica e passagem em salas de aula. Agora, há uma página no Facebook de Filmes de Economia (https://www.facebook.com/FilmesDeEconomia/?ref=bookmarks), além da página na internet (http://filmesdeeconomia.ufsc.br/).

A atividade de extensão Filmes de Economia sempre contou com a colaboração de estudantes na organização e realização das sessões. A UFSC, por meio da Secretaria de Cultura e Arte e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), concedeu bolsas de extensão que permitiu que estudantes bolsistas ajudassem na viabilização das sessões.

Ao longo destes 5 anos de Filmes de Economia, eu, como coordenador responsável pela atividade, devo agradecer aos estudantes, bolsistas ou voluntários, que me ajudaram  a organizar as sessões e aos professores e profissionais que aceitaram fazer comentários dos filmes. Agradeço, principalmente, aos espectadores das sessões que, com sua curiosidade por temas econômicos, revelam que podemos aprender e discutir Economia por vários meios e fontes, sendo o filme uma forma de conjugar entretenimento e conhecimento, o que é muito salutar. Agradeço por mostrarem que o ensino e aprendizado de Economia podem estar em vários lugares. Filmes de Economia é apenas mais um lugar, e uma oportunidade para se ensinar e aprender Economia.

Wagner Leal Arienti

Departamento de Economia e Relações Internacionais